quinta-feira, 16 de junho de 2011

Vandalismo e Caos

Ontem foi a final da Stanley Cup entre o time de Vancouver e Boston. A cidade se tornou um mar azul, verde e branco e era impossível não se envolver em tamanha energia. Minha relação de ódio com o hóquei se transformou em amor e nem as brigas me incomodavam. Nos playoffs assistimos jogos no telão na rua, na galera. Penduramos o cartaz "Go Canucks Go" na nossa varanda. Tudo parecia perfeito, ganhando ou perdendo o povo parecia feliz. 

A partir do Game 2 notamos a presença de seguranças no nosso prédio, imaginei que fosse por conta da multidão que ficava nas proximidades do prédio (telão na Georgia St e comemorações na Granville St). Sexta foi o Game 6 e sábado de manhã, qdo saímos de casa vimos duas poças de sangue na esquina do prédio e acho que comecei a entender a razão da segurança. Sinais de testosterona e bebida. A liquor store fechou as portas as 4pm.

Acabou o jogo, Canucks perdeu e o que era para ser festa se tornou um caos. Sentada no sofá vi uma nuvem preta subir na direção da biblioteca e chamei o Valter. Mudamos para o canal de notícias e era o início do vandalismo. Viraram um carro e colocaram fogo. Da nossa varanda assistimos ao show de horror, pessoas correndo, polícia se aproximando e mais carros em chamas. Vitrines quebradas, lojas saqueadas e torcedores imbecis riam e fotografavam a completa desgraça. Qdo o repórter perguntava o que eles acham, diziam que sentiam vergonha do que estava acontecendo, porém não iam para casa. Eram adolescentes, molecada e como ouvi ontem: "Too much donuts and too little brain". 



Por um momento tive a estúpida ideia de sugerir ao Valter de nos jogarmos na muvuca, até que a muvuca começou a chegar perto do nosso prédio e subiu mais uma fumaça preta. Outro carro em chamas, sim, me senti insegura. No estacionamento aqui atrás atearam fogo em papelões e pulavam nos carros. Ligamos para a polícia. Mas em meio a tudo isso era possível ver pessoas que estavam ali para conter a violência desnecessária. Um cara apareceu com um extintor, foi vaiado, mas não se intimidou. Quatro horas depois chegou reforço policial, a cidade destruída e, juro, eu não conseguia acreditar que eu estava vivendo isso.



Minha opinião? Assim como durante o G20 em Toronto, vi em Vancouver uma polícia sem preparo. Aqui um policial ganha 80k por ano, salário não é desculpa. Acredito que pelo fato de não lidarem com esse tipo de situações com frequência eles simplesmente não sabem o que fazer e não fazem. Não sou a favor da violência da polícia brasileira, mas a polícia canadense precisa de treinamento... salvar gatinho de cima da árvore ficou no passado, há muito tempo.

A polícia e o prefeito de Vancouver pedem que a população envie as fotos e vídeos dos marginais para que eles sejam identificados e punidos.

Criaram um Tumblr com fotos de testemunhas: http://vancityriotcriminals.tumblr.com cenas horrorosas e desprezíveis de violência.

Este não foi o primeiro ato de vandalismo na cidade por conta do hóquei. Em 1994, quando o Canucks perdeu a Stanley Cup para o New York Rangers o vandalismo também destruiu a cidade e só terminou na manhã seguinte. A polícia considera que fez um bom trabalho. Foram 15 carros queimados, entre eles duas viaturas da polícia. Dezenas de vitrines destruídas. De acordo com a polícia o número de pessoas envolvidas foi três vezes maior do que em 1994 e esse grupo de vândalos também atacou durante as Olimpíadas.

Ontem a noite todas as vitrines destruídas foram substituídas por madeira. Hoje as pessoas escrevem suas desculpas pelos vândalos e agradecem o trabalho da polícia e bombeiros.


É, acho que ano que vem Vancouver cai no conceito de melhor cidade para se viver. Sinto vergonha pela cidade, pelo país e pelo esporte!

Bjos e abraços
Rafa

7 comentários:

  1. Oi Rafa!!! Pela forma que vc escreve eh facil perceber que vc eh jornalista!! Congrats!!
    Mas menina, que coisa horrorosa, nao?? Eu tmb estou com vergonha. Ainda mais que a gt fala tao bem disso aqui!!!! Quebramos a cara!!!
    E vc, no meio da bagunca! e que ideia eh essa de querer ir pro meio da muvuca?? Doidinha!!

    Bjos!!

    ResponderExcluir
  2. Rafa, eu acho que a policia fez um bom trabalho sim, e vi gente q tava la falando isso. Foi 3x o numero de pessoas de 94. Eu questiono a prefeitura que autorizou esses teloes, 100 mil pessoas em downtown sem condicoes.

    ResponderExcluir
  3. Dificil demais controlar multidao. O G20 foi panico. Lembro bem!
    So a polica de Salvador e do Rio, anos de preparacao, ne?
    Feio demais pro pais inteiro.
    Fiquei mais chocada de ver as pessoas tirando foto no meio do caos, achando lindo!
    Nota zero.

    ResponderExcluir
  4. Rafa, o fanatismo, a ignorância e a violência fala vários idiomas! Isso não é previlégio do Brasil.
    Que Pena! Alegria jogada no lixo.

    ResponderExcluir
  5. Realmente muito triste isso. E não que haja motivo pra barbárie, mas quando vejo um ato de violência como esse ser cometido por causa de um time de hóquei (podia ser de futebol, basquete, vôlei...), me dá uma sensação ainda mais esquisita. Meu time perdeu, vou destruir a cidade! Que tipo de raciocínio é esse?

    E o despreparo da polícia não é só em Vancouver. No início do mês, aqui em Montreal, policiais mataram um sem-teto que, segundo relato dos mesmos, os ameaçava com uma faca e, de quebra, ainda mataram um transeunte que nada tinha a ver com a situação. Terrível!!

    Vamos acompanhar como esse lado B do Canadá se resolve.

    ResponderExcluir
  6. O pior meus amigos é que já esperava isso. É que aquele mesmo colega de trabalho que me deu aquele coice naquele dia, me contou que em 94 quando o Canucks também perdeu a Stanley Cup a quebradeira foi geral também. Uma pena.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente? Lendo, parecia que vc narrava um filme... e que isso não acontece de verdade em nenhum lugar do mundo. Incraditável - e inaceitável!

    ResponderExcluir