Li uma matéria no OiToronto que fala sobre o jeitinho brasileiro no Canadá e recomendo muito a leitura. Lembrei imediatamente de um caso que aconteceu comigo. Quando mudamos para Vancouver escrevi para um amigo brasileiro que há alguns anos, quando adolescente, veio para cá estudar inglês. Ele me respondeu super empolgado e entre uma coisa e outra lá vem o jeitinho brasileiro. Para não dizer que coloquei ou tirei uma vírgula resolvi colar aqui exatamente como está no e-mail:
Nossa tem tanta coisa legal ai... Não sei se lá em Toronto funcionava assim, mas vc tem os bilhetes dos ônibus, tem Zona 1, Zona 2 e Zona 3. Vc compra o cartão pela zona, mas tem um que é de estudante (olha a mania de brasileiro e jeitinho) ele vale pras 3 zonas e é metade do preço.....rs......compra esse. Só toma cuidado pq tem alguns cobradores que pedem a carteirinha da escola....rs.
Depois que eu li fiquei pensando por que é que brasileiro gosta de bancar o espertalhão sempre? Enfim, é claro que não são só os brasileiros que gostam de levar vantagem, por este motivo serão instaladas catracas em algumas estações de metrô em Vancouver e quer saber? Para mim, e acredito que a maioria, não muda em nada, visto que pago a tarifa a ser paga, com ou sem catraca.
Outra coisa que me incomoda é brasileiro que não paga gorgeta para os garçons ou dá uma de João sem braço e ao invés de pagar os 15% (ou mais), deixa uma moedinha sem vergonha de um dólar e sai do restaurante com a maior cara lavada. Meu filho, sinto muito, se não quer pagar gorgeta vai comer no fastfood da esquina. Acostume-se, gorgeta no Canadá é sim complementação de salário. Não sou garçonete, mas se no Canadá funciona assim, temos que dançar conforme a música. Certo?
Ufa, desabafo feito!
Bjos e abraços
Rafa
Desabafo apoiado!
ResponderExcluirPior eh que não eh jeitinho brasileiro somente
afffff
Nem comento, eu só lamento!
bjos
Rafa!!
ResponderExcluirQ saudades dos posts! Ontem mesmo passei por aqui para ver se tinha atualização... ai ai...jeitinho brasileiro que fique lá no Brasil!
Beijks
Muito Brasileiro e complicado kkk.
ResponderExcluir