quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Ah, Vancouver!

Pq será que gosto tanto daqui? Quer saber? Assista o vídeo! 




Bjos e abraços
Rafa

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

True Love or Marriage Fraud?

Adoro documentários, sempre aprendo coisas novas e descubro outras que jamais imaginava. Às segundas, na CBC, eles passam documentários da série: "The passionate eye" com temas variados. Na semana passada o assunto foi o golpe do casamento. 

Mais comum do que eu imaginava esta é uma prática bem recorrente por aqui. Canadenses enganados por estrangeiros que usam a forma mais fácil de entrar no Canadá, que é o casamento. O casal se conhece pela internet, acreditam no amor verdadeiro e eterno, casam e quando o imigrante entra no país o canadense é responsável por ele. O marido/esposa do canadense se torna automaticamente um residente permanente e passa a ter os direitos de residente. Depois de conseguirem o PR desaparecem e o canadense só se dá conta do golpe quando é informado que o seu parceiro está solicitando seu direito a casa, alimentação, seguro saúde, odontológico e todos os direitos que lhe é concedido pelo governo, mas que será bancado pelo canadense que levou o golpe do casamento, por TRÊS anos.

Chega a ser triste ouvir as histórias e por outro lado, ao assistir o documentário não é difícil olhar para o casal e logo pensar: "Não acredito que ela vai cair nesse golpe." Parece que o amor realmente é cego, mas a cegueira tem seu preço. Ainda estou tentando entender o governo canadense e toda a sua bondade.

Quem se interessar, segue o vídeo com os detalhes. Recomendo! 


Bjos e abraços
Rafa

sábado, 24 de setembro de 2011

O jeitinho brasileiro no Canadá


Li uma matéria no OiToronto que fala sobre o jeitinho brasileiro no Canadá e recomendo muito a leitura. Lembrei imediatamente de um caso que aconteceu comigo. Quando mudamos para Vancouver escrevi para um amigo brasileiro que há alguns anos, quando adolescente, veio para cá estudar inglês. Ele me respondeu super empolgado e entre uma coisa e outra lá vem o jeitinho brasileiro. Para não dizer que coloquei ou tirei uma vírgula resolvi colar aqui exatamente como está no e-mail: 
Nossa tem tanta coisa legal ai... Não sei se lá em Toronto funcionava assim, mas vc tem os bilhetes dos ônibus, tem Zona 1, Zona 2 e Zona 3. Vc compra o cartão pela zona, mas tem um que é de estudante (olha a mania de brasileiro e jeitinho) ele vale pras 3 zonas e é metade do preço.....rs......compra esse. Só toma cuidado pq tem alguns cobradores que pedem a carteirinha da escola....rs.
Depois que eu li fiquei pensando por que é que brasileiro gosta de bancar o espertalhão sempre? Enfim, é claro que não são só os brasileiros que gostam de levar vantagem, por este motivo serão instaladas catracas em algumas estações de metrô em Vancouver e quer saber? Para mim, e acredito que a maioria, não muda em nada, visto que pago a tarifa a ser paga, com ou sem catraca.

Outra coisa que me incomoda é brasileiro que não paga gorgeta para os garçons ou dá uma de João sem braço e ao invés de pagar os 15% (ou mais), deixa uma moedinha sem vergonha de um dólar e sai do restaurante com a maior cara lavada. Meu filho, sinto muito, se não quer pagar gorgeta vai comer no fastfood da esquina. Acostume-se, gorgeta no Canadá é sim complementação de salário. Não sou garçonete, mas se no Canadá funciona assim, temos que dançar conforme a música. Certo?

Ufa, desabafo feito! 

Bjos e abraços
Rafa

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Como foi o verão?

O desaparecimento desta vez tem nome: verão! Durante esta época do ano tem tantas opções de atividades, feiras, eventos e lugares para visitar que o mais difícil é ficar em casa.

Em agosto fiz um curso de verão. No primeiro dia de aula senti frio na barriga e palpitação. Entrei na sala e para minha surpresa eu era uma das poucas imigrantes, só tinham canadenses. Não demorou muito e medo passou quando me dei conta que eles estavam ali com o mesmo objetivo que eu e pouco se importavam se meu inglês é segunda língua ou não. Puxado, corrido e cheio de desafios, mas valeu a pena.

Agosto é o mês do meu aniversário e, como uma boa leonina, esta é uma data que gosto bastante, por isso tirámos uma semana de férias e fomos viajar. Foi uma semana de férias muito merecidas, depois de 1 ano e meio de Canadá foi bom curtir e colher frutos dos nossos esforços. Além do mais, matamos a saudade de praia de verdade e não de lago, com água quente (até demais, rs), Tenho que confessar que meu corpinho de ursa sentiu o baque quando abriu a porta do aeroporto e veio o bafo quente. O Valter me olhou e disse: "Meu Deus, estamos numa panela de pressão." Enfim, não era isso que queríamos? rs. Viva o ar condicionado!


Fora isso nadamos nas piscinas públicas de Vancouver, andamos de lancha, caminhamos pela cidade, participamos das feiras, parada gay, competição de fogos de artifício, tomamos muito suco natural e até açaí, conheci a família de alguns amigos (adoro), participamos de festas canadenses, acompanhamos a chegada da mais nova canadense da turma, ouvimos muito alecrim dourado (o Victor que o diga) e etc etc e etc. Posso dizer que aproveitamos bastante! Aliás, até terremoto teve... teve? Não senti! Hehehehe...

Prometer eu não vou, mas tentarei ser mais presente por aqui. Desta vez a bronca veio de cima, meu pai disse que já estava cansado de chegar de manhã no trabalho, abrir o blog e não ter novidades. Como sou uma filha obediente, passarei por aqui com mais frequência :)

Bjos e abraços
Rafa