segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Imóveis

Coincidência ou não, ontem passei para ver a atualização dos "blogs amigos" aqui ao lado e o assunto em dois blogs era o mesmo que havíamos conversado com alguns amigos no almoço do sábado, o mercado imobiliário de Toronto e Vancouver. A Lu Patinadora, de Toronto, deu  ótimas dicas de como começar a procurar por um imóvel e a Marina comentou sobre o dilema entre aluguel e compra de um imóvel em Vancouver. 

Quando o Valter veio para cá fazer a entrevista o CEO da empresa perguntou se ele estava disposto a morar em Vancouver, mesmo com o preço dos imóveis sendo bem mais alto do que Toronto. Como nosso objetivo não era chegar aqui e comprar um imóvel e o preço do aluguel é praticamente o mesmo nas duas cidades não nos importamos muito com esse assunto.

Um dia estávamos passeando e vimos um imóvel lindo, fofo e a nossa cara. Nada gigante, arquitetura moderninha e sem quintal. Fui pesquisar o preço da tal casinha e praticamente entrei em depressão quando descobri que o imóvel sequer fazia parte dos mil e muitos dólares e sim dos milhões e milhões de dólares.

Comentei esse assunto com amigos, tanto os imigrantes quanto os canadenses, e a história se repetia. Dizem que os chineses compram imóveis em Vancouver e pagam o preço que for, muitas vezes acima do valor de mercado, de modo que o dinheiro deles está muito mais seguro investido em um imóvel em Vancouver do que em um banco na China. Depois que se aposentam eles vem morar em Vancouver e podem usar o sistema de saúde "gratuito" daqui. Mesmo ouvindo de várias fontes diferentes imaginei que fosse apenas uma lenda urbana, até o dia que nosso corretor de imóveis veio aqui em casa para renovarmos o contrato. Ele  nos contou que a empresa que ele trabalha é especialista em representar proprietários de imóveis que moram fora do país, que aliás são muitos e não é exclusividade dos chineses, e que o dono do nosso apartamento mora no Paquistão.


Encontrei dois vídeos muito interessantes sobre "Aluguel versus Compra" e que nos levou a repensar diversos pontos e chegar a novas conclusões, principalmente para nós que moramos em Vancouver. Comprar uma casa e ter uma dívida de 30 anos pela frente ou viver de aluguel "pagando" o mortage de alguém não ter a sua casa própria?  Esse é um assunto polêmico, que dá para ser analisado por vários ângulos e cada um tem sua opinião. 



Enfim, os investidores internacionais podem ser responsáveis pelos preços abusivos dos imóveis em Vancouver, que realmente são muito acima da média. Para quem ainda está em dúvida sobre que cidade imigrar, eu AMO Vancouver, mas se vc sonha com a casa própria este pode ser um fator decisório na sua escolha.

Bjos e abraços
Rafa

Um comentário:

  1. Oi Rafa,

    Vancouver me lembra o Rio de Janeiro até nisso - lugar lindo, preços de imóveis doidos!

    Como você sabe que sou doida pela HGTV, de vez em quando passa uns programas sobre o pessoal comprando imóvel aí, uma loucura! E a maioria acaba tendo que ir pro suburbio pra morar em condo mesmo pra conseguir pagar.

    A velha discussão: comprar ou alugar?

    ResponderExcluir