sábado, 18 de junho de 2011

This is my Vancouver

Depois de toda a confusão que aconteceu em Vancouver, imaginei que eu fosse acordar no dia seguinte e encontrar uma cidade em luto, pessoas transferindo a culpa para a prefeitura e a polícia, mas foi ai que percebi a grande diferença entre um país de primeiro mundo e o de terceiro.

Ao sair do prédio dei de cara com uma das portas protegidas por madeira, era o sinal de que os vândalos haviam passado por ali. Na rua encontrei com os verdadeiros moradores de Vancouver, aqueles que acordaram às 7 da manhã e foram para a rua varrer as calçadas, limpar as paredes, recolher lixo e etc. Não tinha idade, não tinha nacionalidade, o que tinha era uma lição de cidadania que me deu orgulho de morar aqui.





Os jornais fizeram questão de encontrar corajosos pacificadores que estavam em meio aos vândalos pedindo que eles parassem de destruir a cidade e a frase dita por eles era sempre: “Esta é a nossa cidade. O que há de errado com vcs?”

Exceto pelos vidros, os que ainda não foram trocados, parece que nada aconteceu. A cidade continua mais viva do que nunca e a paixão das pessoas por Vancouver simplesmente provou que este foi um acontecimento atípico (ainda acredito que o quebra-quebra aconteceria mesmo se o time tivesse ganhado. Afinal, como disse Rex Murphy, "Idiotas não precisam de motivo para serem idiotas"). Por onde os vândalos passaram os cidadãos deixaram mensagens contra violência e agradecimentos a polícia. 






A companhia de seguro vai pagar os prejuízos dos donos dos veículos queimados e destruídos. O dono da London Drugs estima um prejuízo de mais de 1 milhão, apenas no que foi quebrado, fora o que foi saqueado. Uma empresa de aluguel de carros por hora teve um dos seus veículos destruído e no dia seguinte, foi presenteada pelo seu concorrente com uma caixa de doces como forma de apoio. Parece pegadinha, não? Pois bem, isso é solidariedade e cidadania.

Sabe aquela história de “Não sei, não vi”? Aqui não tem isso, não. Ninguém tem medo de denunciar ninguém. Fez coisa errada? Vai pagar por isso. Este site http://blog.deliciousjuice.com/2011/06/16/only-human/ colocou a foto de alguns vândalos com o nome da escola onde estudam, troca de mensagens pelo Facebook e um deles até um link com os dados do pai, que é médico.


O The Bay ofereceu hoje um café da manhã para todas as pessoas que ajudaram a limpar a cidade. 



Por fim, gostaria de dividir com vcs o vídeo abaixo. Rex Murphy seria o Arnaldo Jabor canadense. 




Bjos e abraços
Rafa

3 comentários:

  1. Belo post, Rafa!!!
    Coloquei um link para ele no meu blog, ok??
    bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. Um senhor exemplo da população. Parabéns Vancouver.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  3. Vancouver não me surpreende com gestos como esse. Não espero menos dessa cidade maravilhosa.

    Saudade!!!

    ResponderExcluir