quinta-feira, 15 de julho de 2010

Histórias que não lemos nos blogs

Chegamos ao Canadá há poucos meses, mas o sonho de viver aqui existia há 3 anos. Desde que colocamos a sementinha para brotar, comecei a acompanhar blogs para ler as experiências de vida de cada um. Concordei com algumas opiniões e discordei de muitas outras. Todos os blogs que acompanho (os que vocês vêem aqui ao lado), sempre foram ou são super úteis para nossas tomadas de decisões, desde quando estávamos no Brasil. Seja para saber o que fazer ou o que não fazer.

Sempre fiquei curiosa e a procura de histórias de pessoas que não tiveram sucesso, por qualquer razão, e retornaram ao Brasil. Nunca encontrei nenhuma história assim. Esta semana li o comentário em um blog e tive de concordar, "talvez eu nunca tenha encontrado essas informações por que nunca as quis enxergar..." hoje faz muito sentido. Este post estava escrito há quase dois meses, nas últimas semanas vi que o assunto foi muito comentado em outros blogs e resolvi postar minha opinião.

Vivendo aqui, conhecendo pessoas de diversos lugares e propósitos, notei que a realidade não é tão doce e encantada como muitos pintam. Quando chegamos aqui, nos deparamos com situações das quais não imaginávamos. Depois de passado o obstáculo, descobrimos que faz parte da vida do novo imigrante, que é normal. Ontem, na minha aula, a professora estava discutindo a situação social e política do Canadá e disse: O erro de muitos imigrantes é que idealizam um Canadá perfeito. Não somos perfeitos, temos defeitos, assim como no país de vcs, as vezes em menor escala, mas aqui eles tbém existem. 

Estar no Canadá, como residente permanente, muitas vezes foi uma escolha ou oportunidade, a realização de um sonho ou uma obrigação, uma transferência... existem vários motivos para vir, outros muitos para questionar a escolha, uma lista de razões para querer voltar e uma infinidade de "incertezas" que nos fazem ficar.

O novo, muitas vezes assusta, as barreiras nos faz questionar os por ques de nossas decisões. O idioma, a busca por recolocação no mercado, até mesmo a saudade!


Conheci pessoas felizes, algumas incertas e muitas infelizes. Fiquei chocada, confesso, e ainda me assusto com a falta de preparo psicológico de muitos. Me entristece ver algumas pessoas que se prendem aos detalhes e esquecem do todo, desistem sem antes ter realmente tentado. Que graça tem um desafio sem obstáculos? Teria gosto do que? Não, por favor, não quero dizer que para viver aqui vc precisa se ferrar primeiro, mas quero deixar claro que certamente depois da tormenta, pode-se ver o arco-íris. Seja aqui ou no Brasil! 



Minha dica? Faça seu um planejamento com cautela, com os dois pés nos chão. Não é demérito nenhum voltar ou ficar no lugar que te faz feliz. Para mim, a base de tudo é ser feliz! 

Chegamos aqui com um sonho, mas sabendo que em um momento o encanto vira  rotina e estaremos preparados para isso! 

A quem interessar, indico esses textos: 

Bjos e abraços
Rafa

3 comentários:

  1. Oi,
    Meu nome é Margô e moro na Holanda. Tenho um blog www.peoplefrombrazil.com e um link no qual eu e uma amiga publicamos histórias de imigrantes. Gostaríamos de publicar a de vocês. Será que é possível?
    Abraços e sucesso,
    Margô
    margodalla@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafa,
    Posso publicar o texto de vcs?
    Com o devido crédito, é claro!!!
    Abraço
    Margô

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafa, ameeeeei seu post e era isso mesmo que queria achar nos outros blogs.
    Como escrevi no meu post, acho que TODOS os blogs deveriam relatar os pros e contras, o lado bom e ruim e todas as dificuldades que enfrentaram.
    Nao sei como achar essas informacoes.
    A gente tem muito esse sonho, mas queremos ter mais informacoes para nao dar um "tiro no escuro", digamos assim.
    Sei que cada blog é pessoal, mas creio que a maioria deles é para compartilhar as experiiencias e posso contar nos dedos os que falam alguma coisa desagradavel, tipo: problemas com a familia, que é o meu caso.
    Obrigada por ter me visitado no blog e obrigada pelo comentario...
    Me ajudou muito!
    Grande beijo!
    Andressa

    ResponderExcluir