terça-feira, 6 de julho de 2010

Vitamina D



Quando chegamos em Toronto, fomos orientados a tomar cuidado com a deficiência de vitamina D no corpo. Preocupados com isso, mandamos um e-mail para a nutricionista do Valter para pedir algumas dicas e checar se a informação estava correta. 


Vamos, em primeiro lugar, saber o que é e para que serve essa tal da vitamina D.


vitamina D (ou calciferol) é uma vitamina que promove a absorção de cálcio (após a exposição à luz solar), essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes, atua também, no sistema imune, no coração, no cérebro e na secreção de insulina pelo pâncreas. Funcionalmente, a vitamina D atua como um hormônio que mantém as concentrações de cálcio e fósforo no sangue através do aumento ou diminuição da absorção desses minerais no intestino delgado. A vitamina D também regula o metabolismo ósseo e a deposição de cálcio nos ossos. A deficiência da vitamina D pode precipitar e aumentar a osteoporose em adultos e causar raquitismo em crianças.


A Dra. Rute explicou que em países frios é necessário tomar este suplemento, mas antes disso ela nos orientou a fazer um exame para ver a quantidade de vitamina que temos no corpo, para assim, tomar ou não o suplemento e repetir o exame a cada 3 meses. 


Há algumas semanas, por coincidência, vi uma matéria sobre o assunto no jornal Metro que questionava a necessidade da vitamina que é obtida por longa exposição ao sol, porém aumentava o risco de câncer de pele. Quanto "sol" é suficiente?


De acordo com a matéria dois terços da população canadense tem os níveis de vitamina D baixos, por isso médicos e especialistas recomendam tomar vitaminas e comer alimentos ricos em "vitamina do sol". As vendas desta vitamina cresce 50% ao ano, segundo a CBC. 


Vitaminas podem ser encontradas na maioria dos supermercados aqui em Toronto, também tem lojas especializadas e infinitas marcas. 


Fontes de vitamina D

  • Óleo de fígado de bacalhau
  • Peixes como salmão, atum e sardinha
  • Leite
  • Margarina
  • Ovos
  • Fígado
NCCAM, National Institute of Health

Fica a dica. Aos que estão no Brasil, aproveitem seus planos de saúde e faça um exame de sangue para verificar o nível de vitamina D, aos que já estão aqui, aproveitem o sol (com filtro solar) e se puderem fazer o exame de sangue, melhor ainda. 


Bjos e abraços
Rafa

Nenhum comentário:

Postar um comentário