terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Fotografe

O Valter é uma pessoa extremamente detalhista e observadora, está sempre de olho nos mínimos detalhes. Sou do tipo que olho o todo, gosto da visão geral, o que é bom, pois enquanto ele esta olhando o encaixe da lâmpada eu noto se o teto é alto ou baixo. Ele observa o acabamento dos armários e eu verifico a quantidade e se são funcionais ou não. Enfim, uma coisa completa a outra.

Em contratos de aluguel, em especial, é feita a inspeção do imóvel e lá consta o que tem e o que não tem, como: condições da pintura das paredes e portas, carpete, funcionamento dos eletrodomésticos e por ai vai. Contrato assinado, quando você está morando passa a notar irregularidades que no contrato assinado não constavam e que na devolução do imóvel você terá que arcar com estas despesas. Criamos o hábito de registrar qualquer coisa que achamos “fora do comum” com fotos e desta forma documentar.

Aprendemos a eficiência das fotos como documento quando entregamos nosso apartamento de São Paulo. Depois do contrato assinado, chegamos em casa e o Valter lia cada parágrafo e eu ia até o cômodo registrar se estava de acordo com o contrato. Compilamos as fotos em um documento, fiz a descrição do que estava em desacordo e mandamos para a imobiliária, que nem respondeu. Quando encerramos o contrato, veio a inspeção e uma lista de coisas para pintar e consertar. Fizemos o mesmo processo do começo, depois pegamos aquele primeiro arquivo e enviamos para a imobiliária. Resultado: Não tivemos que fazer absolutamente nenhum reparo.

Nos dois apartamentos que moramos aqui em Toronto, em ambos fomos/somos os primeiros moradores. Existe uma vantagem de que tudo está dentro do prazo de garantia. Se a geladeira parar de funcionar, uma porta emperrar, piso soltar, chuveiro quebrar, TUDO está na garantia de pelo menos um ano, dada pelo condomínio, o morador e proprietário não tem nenhum custo pelo menos neste primeiro ano, o que para nós é uma vantagem, pois a mão de obra aqui não é barata.

Há algumas semanas notei um mofo dentro do guarda-roupa e como de costume fiz fotos, editei, fiz marcações, inseri texto e encaminhei para a imobiliária. Quando o responsável subiu aqui para ver o estrago, me agradeceu pelas fotos, disse que é uma excelente forma de reportar problemas.

Fica a dica! Registre tudo o que perceber que está fora do normal, isso vale para qualquer outro produto e assim vc garante seus direitos ;)

Bjos e abraços
Rafa

2 comentários:

  1. Oi Rafa!
    Muito importante este post mesmo!
    Já anotei tua dica!
    Bjs.
    Abraço Fraterno!

    ResponderExcluir
  2. Oi casal, bom dia...

    Rafa, relaxa, adorei o seu post, acho bacana isso mesmo, essa interação, é bacana ter a visão de quem já vive a realidade do Canadá, concordo com tudo o que você disse e não achei que vc foi "estraga prazer" em nada, você disse o que realmente acontece de fato. Eu estou preparado sim para este Canada, quero é mais, rs...
    Espero que vocês estejam felizes e realizados com a escolha que fizeram, afinal, viver é isso... é estar em constante movimento, afinal, os sonhos acontecem para que possamos acordar e colocar em prática, fazer acontecer!

    Obrigado por comentar e volte mais vezes lá no humilde blog, rs...

    Abração, paz, luz e muito sucesso aos dois.

    ResponderExcluir