sábado, 26 de fevereiro de 2011

You Should Have Stayed At Home

Foto roubada do Twitter da Pauline :)

A cúpula do G20 se reuniu em Toronto em junho do ano passado. A cidade estava mais cheia de policiais do que se possa imaginar. Gastaram muito dinheiro com segurança, colocaram cercas em tudo quanto é canto e a recomendação era de que a população evitasse sair de casa ou transitar por certas regiões. Na escola, um mês antes, recebi um mapa de onde não ir e diversos alertas.

No primeiro dia da conferência, saí do metrô com a intenção de subir a Yonge St a partir da College. Quando passei pela porta de vidro, vi uma multidão de pessoas fazendo protesto e, mesmo que eu quisesse, jamais conseguiria atravessar entre eles. Multidões e tumulto não me agradam nem um pouco, então tentei voltar pela mesma porta que eu havia saído há um minuto atrás, mas dois policiais estavam obstruindo a passagem. Trancaram as portas e ninguém entrava, ninguém saía. Pedi pelo amor de Deus que eles me deixassem passar, que eu precisava voltar para o metrô e que eu tinha acabado se sair por engano. Acho que um deles percebeu minha aflição, (como diz o Valter, deve ter feito cara de rato) então ele abriu uma fresta e disse: GO, GO, GO!

Entrei e fui em direção ao metrô, lá tinham muitos policiais revistando a bolsa das pessoas. Passei reto, peguei o trem e fui para a Yonge & Bloor, encontrar o Valter. Como cheguei muito cedo, sentei e fiquei olhando o movimento. Lá fizeram um mega esquema de segurança e fecharam as ruas de um dos principais cruzamentos de downtown. Vi os carros presidenciais passarem, mas não tinha noção do caos que estava por vir.

Durante o final de semana evitamos as regiões onde tinham manifestantes. Ao ligar a TV, cenas de selvageria. Atearam fogo em viaturas, quebraram lojas e restaurantes, mais de mil pessoas foram detidas. Violência policial. Simplesmente um comportamento que eu jamais pensei presenciar em qualquer lugar no Canadá.

Ao final do encontro do G20 a cidade estava devastada. Cacos de vidro pela rua, vitrines fechadas com madeira, móveis jogados na calçada...

Depois de oito meses, a CBC fez um documentário com o nome You Should Have Stayed At Home que foi transmitido ontem. Mostraram “personagens” que fizeram parte desta história, mas que nada tinham a ver com os encapuzados que destruíram a cidade. Personagens que protestavam pela paz e foram vítimas de violência e humilhação.

Achei o documentário bem interessante, gostei de ver e ouvir o outro lado da história, pois conhecia apenas um. Como cada história tem três lados – o meu, o seu e a verdade – se alguém participou ou tomou conhecimento do que aconteceu em Toronto durante o G20 Summit, sugiro gastar um tempo e assistir ao vídeo. Vale a pena! 

Clique para assistir: 

Bjos e abraços
Rafa

2 comentários:

  1. Amiga vou ver com calma o documentario, mas o melhor de tudo depois da confusao foi a placa no Second Cup - We are canadian!
    Hahahahhaha

    ResponderExcluir
  2. Não é fantástico morar em um lugar onde os escândalos continuam sendo divulgados e investigados tanto tempo depois? Se fosse em outro país, esse absurdo teria sido esquecido assim que o seguinte aparecesse.
    Abraços,
    Laila

    ResponderExcluir