quarta-feira, 16 de março de 2011

Pacific Ring of Fire

Semana passada, antes de irmos deitar, começamos a ouvir as notícias sobre o terremoto e tsunami no Japão. A cada momento a CNN informava locais onde o tsunami poderia atingir, entre eles, o Havaí. Naquela noite uma amiga tinha embarcado para lá, para completar, meu primo mora no Havaí. 

Acordei com o toque do celular, era a minha mãe que queria saber se estava tudo bem por aqui e para avisar que o Diego já tinha ligado para os meus tios e que ele estava “subindo o morro”, indo para a parte mais alta, para se proteger. Graças a Deus, por lá, nada aconteceu.

Tantas fotos e vídeos rolando na internet, noticiários transmitindo cenas chocantes, entrevistas com estudantes japoneses que ainda não tinham localizado suas famílias, enfim, difícil não se envolver com tudo isso.

Fiquei curiosa e entrei na internet para ler sobre o Pacif Ring of Fire que é o Círculo/Anel de fogo do pacífico. Em uma rápida busca no Wikipedia dá para entender direitinho do que se trata:  
O Círculo de fogo do Pacífico, ou Anel de fogo do Pacífico (ou às vezes apenas Anel de Fogo), é uma área onde há um grande número de terremotos e uma forte atividade vulcânica, localizado na bacia do Oceano Pacífico. O Anel de Fogo do Pacífico tem a forma de ferradura, com 40.000 km de extensão e está associado com uma série quase contínua de trincheiras oceânicas, arcos vulcânicos, e cinturões de vulcões e / ou movimentos de placas tectônicas. O Anel de Fogo do Pacífico tem cerca de 452 vulcões e é o lar de mais de 75% dos vulcões ativos e latentes do mundo.






Se vc é curioso como eu, vale a pena entrar no link Pacif Ring of Fire e entender como funciona, quais os países, quais os vulcões e etc.

Se o Brasil tem uma vantagem é de que um terremoto em alta escala dificilmente chegará por lá.

Bjos e abraços
Rafa

3 comentários:

  1. Eu fiquei meio apavorada e também pesquisei sobre esta região...
    Morro de medo dessas coisas pois na nossa realidade no Brasil quase não vemos nada disso...Mas, enfim, um dia chega pra todo mundo!
    É sempre bom estar por dentro!
    Beijks
    CArina

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho que fazer um Essay sobre um tema que eu escolher, uma pesquisa, ai resolvi fazer sobre o Big one, me arrependi, fiquei depre, mas nas minhas pesquisas eu li que ele pode acontecer hj ou daqui 500 anos, entao vamos pedir a Deus para que seja daqui 500 anos né. Beijo

    ResponderExcluir
  3. Bom Rafa!! qto ao Diego ele está bem e ganhou o premio de melhor tubo da Fluir, que tal?
    O primo é fera !! Bjs

    ResponderExcluir