Domingo aconteceu a Vancouver Sun Run 2011 que é uma corrida de 10 quilômetros pelas ruas de Vancouver. A prova reuniu 50 mil pessoas de todas as partes do Canadá. Para ter dimensão do tamanho, a São Silvestre reuniu 21 mil pessoas em 2010. Para uma cidade como Vancouver, 50 mil pessoas, é muita gente.
Olhando essa foto, não dá para acreditar que a organização foi impecável? Como controlar todo esse povo? Não sei o segredo, mas eles conseguiram.
Como em qualquer outra corrida, na inscrição cada um colocou seu tamanho de camiseta, faixa etária e tempo estimado de corrida. Com estas informações os pelotões foram separados por cor, de acordo com o tempo de cada um, o que facilita a corrida de todo mundo, já que vc correrá com pessoas do seu nível.
As 8h50 da manhã, quando saí de casa, a temperatura marcava 4 graus com sensação térmica de -1. Mesmo assim, muita gente de bermuda e camiseta. Durante o trajeto a temperatura subiu e com isso as pessoas deixavam suas blusas pelo caminho. É absurdo o número de blusas jogadas nas calçadas, fiquei impressionada. Não foram duas ou três, foram centenas... hehehe. Depois, as roupas são recolhidas e doadas.
Quanto a faixa etária, tinham desde crianças até terceira idade. Sem contar os pais que corriam empurrando carrinho de bebê, cadeirantes e deficientes físicos. Certamente esta foi a corrida mais democrática que já participei. Num país tão multicultural, de repente, todos parecem iguais.
O trajeto é muito bem escolhido, passa por lugares lindos, por cima da ponte, por baixo da ponte, sobre, desce. São Pedro ajudou, o céu estava azul e ensolarado. O vento, claro que não deu trégua, mas não atrapalhou.
E adivinhem???? No terceiro quilômetro tinha um apartamento em chamas. Posso arriscar que tinham uns 10 caminhões de bombeiro e não juntou nenhum curioso, a galera seguiu correndo. Agora te pergunto, é perseguição? Rs.
Diferente das corridas de rua no Brasil, aqui o chip é seu, não precisa devolver. No final, não tem medalha de participação, o que para mim não faz a menor diferença pq não gosto de colecionar medalhas. Outra coisa interessante é que a água é entregue em copos de papel, excelente para o meio ambiente, mas correr e tomar água no copo sem tampa é quase impossível. Nos postos de entrega de água ficavam as crianças que faziam um mutirão. Um enchia, o outro organizava o copo na mesa e outro segurava na altura das nossas mãos.
Ah, tinham banheiros químicos por toda a parte.
A cada quilômetro tinham bandas de música de todos os tipos. Do reggae ao rock. Os 10 quilômetros acabam passando rapidinho e quando vc se dá conta, já está terminou.
Na chegada, ao invés das tendas das equipes, onde cada um traz seu alimento, aqui tem tendas com frutas, sucos, bagel, leite e barra de proteína, a vontade, para os 50 mil. Pela quantidade de alimentos, dava para todos comerem e ainda fazer a feira da semana, rs. Adolescentes distribuíam a comida, outros seguravam placas e davam informações. Tinham os que ficam grudados nas lixeiras controlando onde as pessoas deveriam dispensar seus lixos.
O melhor? O dinheiro arrecadado é doado.
Foi uma experiência maravilhosa. Primeira vez que corri 10k e recomendo a todos. Se não quiser correr, caminhe. Não precisa se preocupar se vc tem companhia ou não, junto com vc terá uma multidão te encorajando a terminar a prova. Vale cada dor que estou sentindo no corpo. Descobri músculos que eu nem sabia que existiam :)
Bjos e abraços
Rafa
Nossa, será q as pessoas voltam pra pegar as blusas?
ResponderExcluirQ coisa doida!
rs
Achei sensacional, quero ir um dia!
bjos
Ai... eu achei que chegaria aí a tempo desta corrida, mas pelo jeito ficou pro ano que vem... Parabéns por ter corrido!!
ResponderExcluirAbraços
Se um dia nos mudarmos pra Vancouver faço questao de participar.
ResponderExcluirE a vida segue...
Oi Rafaela,
ResponderExcluirTd bem? Tentei mandar um email pra vcs mas não sei se receberam.
Se puder me manda o email de vcs no vancouveraquivamosnos@gmail.com
Abç
Michele
Rafa...adorei, espero ter a oportunidade de participar da próxima !!!!...Correr 10km é bom demais!
ResponderExcluirVou publicar esta matéria no meu blog!
um forte abraço e que Deus te abençoe!