sexta-feira, 29 de abril de 2011

Livro

Aviso para quem está em Vancouver: começou ontem uma venda de livros na Vancouver Public Library. Os preços são entre $0.75 e $2.50. Vai até o dia 1 de maio.


Aproveitando o tema, nas últimas semanas o ritmo por aqui estava puxado e uma carga pesada de responsabilidades, unida a minha cobrança pessoal excessiva, não poderia ter um resultado diferente: o que deveria me fazer bem estava fazendo mal. Foi ai que resolvi que precisava encontrar uma distração para despressurizar, esvaziar a cabeça e parar de sonhar, ou melhor, ter pesadelos, com tarefas que tenho que concluir.

Conversei com a minha amiga Renata, especialista em “livros de menininhas”, para que ela me recomendasse uma leitura leve. Não, este não é o meu tipo de literatura preferida, mas achei que pudesse me distrair. E não é que deu certo?

Foi assim que li meu primeiro livro de menininha no iPad. Os intelectuais e conservadores de plantão que me desculpem, mas adorei a experiência, em ambos os sentidos. Gostei do livro, leitura fácil e as 600 páginas foram devoradas em menos de uma semana. Ler um ebook foi bem diferente, assim como o livro, posso carregá-lo para todos os lugares, com a diferença que não é apenas um livro, trocentos recursos estão disponíveis além do livro. O ponto negativo é que, assim como a tela de um computador, chega uma hora que os olhos cansam e é preciso parar.

Já usei o audiobook e achei muito bom (a biblioteca de Toronto libera o acesso pela internet, aqui em Vancouver também tem um acervo - tanto para audiobook qto para ebook). A vantagem é que consigo fazer outras coisas enquanto escuto, sem contar que treino o ouvido e a pronúncia de certas palavras.

Se alguém se interessar, o livro de menininha que eu li é Watermelon (Melancia), da Marian Keyes. Aproveitei o ritmo e coloquei outro na seqüência: Lucy Sullivan Is Getting Married (Casório), da mesma autora, mas preferi o anterior. Agora vou seguir o conselho do meu professor de cinema e vou começar a ler Among Others, do Jo Walton e depois mais um livro de menininha: Rachel’s Holiday (Férias).

Adoro dicas, quem se arrisca?

Bjos e abraços
Rafa

4 comentários:

  1. adorei "the twenties girl" da autora de "confessions of a shopaholic" q tb li e achei pessimoooooooooo!!
    amoooo de paixao todos da Rosamunde Pilcher, autora inglesa q ja li tudo, mas eles sao bons pro inverno, muitos chás, chove muito na Cornwall, venta, etc.
    rs
    os livros dela sao grandes, romanticos, envolventes. comece por "the shell seekers" o classico dela.
    depois pode ler tuuudo q vc achar. deli!
    bjs
    ps: pessoa ecletica...to lendo freakonomics e achando o maximo!!!
    ps2: vou procurar este que seu prof falou

    ResponderExcluir
  2. Eu ia fazer a festa numa feira dessas do jeito que adoro uma boa leitura. E aproveitando, queria agradecer de novo por me passarem o email de vocês pra enviar a mensagem que eu queria.

    E a vida segue...

    P.S. - Tomara que nosso Timão bata no Palmeiras esse fim de semana, meu amigo.

    ResponderExcluir
  3. Eu estou completamente sem preconceitos quanto a leitura, até porque não conheço ainda os autores e preciso experimentar. Adorei esta historia de venda de livros na library. Ainda não vi por aqui mas vou pesquisar a respeito. E vou dar uma olhada nestes livros de menininha, rs.

    abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi Rafa!!! Também li Melancia e amei !!! Li outros da autora, não me lembro o nome agora.. rsrsrs mas todos são bons!!! Eu gosto muito do jeito que ela escreve... como vc mesma disse, é uma leitura leve!!!! Faz tempo que não pego um livro pra ler.... Mas se eu lembrar de algum legal te falo...
    Beijos!

    ResponderExcluir