quinta-feira, 10 de junho de 2010

YMCA




YMCA é uma organização que recebe suporte do governo canadense para dar apoio aos Newcomers. São oferecidos diversos serviços, desde os mais simples aos mais complexos.


Minha dica é pisar no Canadá e procurar a YMCA mais próxima de onde vc estiver. Lá vc pode tirar absolutamente todas as suas dúvidas, sobre qualquer assunto. Se eles não souberem responder te indicarão alguma outra organização que o faça. 


Ao chegar na YMCA, vc preencherá uma ficha e apresentará o landing. Feito isso o atendente vai te indicar um profissional que vai tirar suas dúvidas. Vc sairá de lá cheio de panfletos de onde procurar auxílio para cada assunto, por exemplo: 


- Encontrar hospedagem ou moradia;
- Programas comunitários para fazer a transição para a sua nova vida;
- Treinamento para procura de emprego;
- Direitos e deveres;
- Como funcionam as taxas e impostos do País;
- Como e onde encontrar lugares para deixar os filhos (childcare);
- Escola para as crianças;
- Cursos de inglês;
- Como aplicar para o Health Care;
- Como preencher o imposto de renda;
- Onde tirar o SIN;
- Trabalho voluntário;

E qualquer coisa que vc possa precisar...

Vc tbém tem que marcar um horário para fazer o teste do idioma, que qualificará o nível que vc está e a necessidade ou não de fazer aulas de inglês ou cursos específicos. Este teste leva pelo menos 2h, portanto vá preparado, digo, tome um café ou almoce para não ficar impaciente e fazer o teste de qualquer jeito. 


A sua avaliação é dada na hora, bem como as orientações dos cursos e escolas que podem ser escolhidos. Se por acaso vc não gostar do curso, escola, localização ou qualquer outra coisa, basta procurar a pessoa que aplicou o teste e mudar quantas vezes forem necessárias. 


Além de toda esta ajuda, a YMCA ainda oferece internet gratuita, scanner, fax e 10 impressões ou cópias diárias. 


Sem contar que os funcionários estão aptos a falarem vários idiomas, o que facilita a vida daqueles que não tem o domínio do inglês. 


Acho que é isso. Qualquer dúvida, o site deles é bem completo.

Bjos e abraços
Rafa

5 comentários:

  1. Muito bom o seu blog parabéns.

    Eu e minha noiva estamos nos preparando para dar entrada no processo ano que vem

    ResponderExcluir
  2. ou seja, imigrantes legalizados são muito bem vindos, certo?
    estou com saudades de voces.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Bom saber eu e meu marido estamos nos preparando para dar entrada no processo. Não sei se vas lembrar de nós a Camila e o Claudemir de Itacaré. Beijos.
    PS:Acompanho tudo pelo blog, estou muito feliz por vocês.

    ResponderExcluir
  4. Mas eu esqueci de dizer que vamos para Quebec, estamos fazendo aulas de francês, estou muito animada, tomara que dê tudo certo, aí podemos nos encontrar, estamos pensando em ir no início do ano que vem de férias para conhecermos Quebec.
    Como conseguimos o email de voc~es para podermos nos falar melhor e tirarmos dúvidas?
    beijos novamente, Camila.

    ResponderExcluir