quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Fogo?

Pois é, desta vez vi fogo de verdade. Sexta-feira passada, estávamos saindo do prédio qdo notei uma movimentação muito grande. Era por volta das 18h. Tinha gente sentada na grama, na porta da igreja, em pé no meio da rua... todos olhavam para a mesma direção. Foi quando me dei conta que um apartamento, em um prédio vizinho, estava em chamas.


 

Tinha polícia, bombeiros, paramédicos, a mídia e curiosos. A fumaça preta saia pela sacada e subia para o apartamento de cima, era possível ver as chamas avermelhadas saindo de lá de dentro. As pessoas olhavam, fotografavam e esperavam o fogo acabar. 


Estávamos atrasados e não poderíamos ficar muito tempo, saímos do prédio e voltamos 3h30 depois, acreditem, ainda estava pegando fogo. Eu não conseguia acreditar que os bombeiros ainda não tinham controlado o fogo, que aparentemente estava apenas em um apartamento, no 24o. andar. 







Foram 6h até conseguirem conter o fogo.  Ninguém se feriu. Foi difícil evacuar o prédio por completo, pois muitos moradores não queriam deixar suas casas, com receio de serem invadidas. 







Não se sabe a causa, mas o efeito... mais de 1200 pessoas desabrigadas, sem previsão para voltarem as suas casas. O prédio precisa ser vistoriado para checarem se houve algum dano na estrutura, afinal este prédio é de 1968. Enquanto isso, estas famílias aguardam em abrigos da prefeitura como o Centro Comunitário. 


Este prédio faz parte de um conjunto habitacional subsidiado pelo governo. Lá vc encontra apartamentos de 1 a 5 dormitórios com preços bem abaixo do valor praticado. 




Mais informações e excelentes fotos, vcs podem encontrar no blog Do Forno para o Freezer


Minha dica de sucesso: Se vc ainda não fez o seguro do seu apartamento, faça. Esta economia não vai compensar o prejuízo. 


Bjos e abraços
Rafa

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

News


Oi, pessoal. 

Ando sumida, mas é por uma boa razão. Estas últimas semanas foram agitadas e não consegui passar por aqui. 

Minhas aulas voltaram no início do mes. Estou adorando a minha nova professora, ela é ótima, explica com clareza, volto para casa com a sensação de avanço, isso é muito legal. A professora anterior era boa, mas eu me sentia em um campo de concentração (ok, exagero, mas que ela é nazi, isto ela é... o sotaque não nega! rs)

Nossa casa ainda estava carente de alguns móveis e decidimos resolver esta pendência. Andei de um lado para o outro. Tirei medidas aqui e dali, mudei de idéia inúmeras vezes até que fizemos novas aquisições. Agora só faltaram as coisas que não tinham na loja, assim que recuperarmos o fôlego, finalizamos esta etapa. 

As últimas notícias do post é que fui convidada pela editora de um jornal brasileiro, aqui em Toronto, para escrever matérias sobre comportamento. O jornal é quinzenal e é destinado as comunidades brasileira e portuguesa. O jornal tem a tiragem de 10 mil exemplares e a versão online pode ser baixada na internet. Coincidência ou não, semana passada, conversando com um amigo no Brasil fui convidada a escrever para o site dele.  Aqui na América do Norte, os filmes estreiam muito antes, as vezes mais de dois meses antes da estreia no Brasil.  Sendo assim, desde ontem, escrevo resenhas / crítica para o Trilha Filmes. Confiram meu texto neste link: http://diga.se/1xS e depois me contem o que acharam :) 

Por enquanto é isso. 

Bjos e abraços
Rafa

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Outono

Oficialmente o outono começa no dia 22 de setembro, às 11:09 pm. A temperatura caiu bastante, mas confesso que acho bem mais agradável do que o calor que fez no verão. O vento de vez em quando incomoda, mas um friozinho com sol é bem gostoso.

Este final de semana, saímos para caminhar e fiquei encantada por uma paisagem diferente. Árvores com lindas folhas alaranjadas coloriam o parque. Parei para fazer umas fotos. Fiquei super empolgada, afinal o outono é a estação que ainda não conheço e dizem que é a mais bonita de todas. 

Vejam que lindo. Isso que só tem um pouquinho de folhas laranjas.




Bjos e abraços
Rafa

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Aliança

Mais uma da série diferenças culturais. Já escrevi outros posts como: Onde foi parar a discrição? e Interrogação com histórias engraçadas, ou curiosas... 


Entre eu e as minhas colegas, já nos perguntamos sobre o uso de aliança. Minha amiga colombiana, casada com uma Argentino-Canadense, disse que no país dela se usa aliança na mão direita, porém, devido ao costume canadense ela usa o anel na mão esquerda. 

A Russa usa aliança na mão direita, muitas outras (coreana, nepales, chinesa, cubana...) disseram que não é costume e por isso não usam nenhum tipo de adereço. 

No trabalho do Valter, entre os homens, surgiu o mesmo comentário. Queriam saber pq ele usava a aliança. Brincando, ele disse que era a chave de casa e que sem ela, nem precisava voltar, pq eu não o deixaria entrar... hehehe. O chinês, muito do saidinho, disse que ele era "MBA". Para variar, todos fizeram a cara de interrogação, quando ele diz: Married but available (casado, porém disponível). Chinês bem do saidinho! Ainda mais que a esposa dele trabalha na mesma empresa... rs, qta cara de pau. 


Bjos e abraços
Rafa

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Leitura do mês

Lendo, ouvindo, me inspirando... 




Para completar, encontrei um canal de TV que passa a Julia Child preparando receitas. Ela é muito engraçada e tem um sotaque muito forte. Quem quiser, pode conferir alguns episódios neste link: Julia and Jacques cooking at home 


Bjos e abraços
Rafa

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Brazilian Day

Ontem foi feriado de Labour Day, último final de semana de férias escolares e dia de festa brasileira em Toronto. Pelo segundo ano, Toronto comemora o Brazilian Day na esquina mais famosa da cidade, Yonge x Dundas Square. 

A festa não poderia ser melhor, 60 mil pessoas (número duvidoso, mas que foi publicado, então tomarei como verdade) pularam e dançaram ao som de Ivete Sangalo. Me lembro do ano passado, eu havia acabado de chegar de férias, estava sozinha em casa, jogada no sofá assistindo o Caldeirão do Huck, qdo vi Elba Ramalho agitando a festa na Dundas Square. Fiquei super emocionada e disse a mim mesma: Ano que vem estarei lá! E aqui estou. 

A Ivete é engraçadissima, para quem já foi a algum show sabe bem o que estou falando. Ela tira onda com tudo e todos, de forma tão natural... 

Não fiz muitas fotos, optei por ficar pulando lá no meio da muvuca, então roubei algumas dos amigos. 

Fotos: 







Serginho Groisman foi o apresentador deste ano, ele disse que o evento será transmitido no  Programa Altas Horas do próximo sábado. 

Nos portais G1 e R7 saíram algumas informações. No Youtube tem vários vídeos. 

Bjos e abraços
Rafa 

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Pic

Adoro esta paisagem! Que céu é esse. 




Bjos e abraços
Rafa

Maternidade

Sexta-feira fui visitar uma amiga que teve bebe. Tão bonitinho, tão pequenininho... sabe, confesso que não levo muito jeito com bebezinhos, me dá frio na barriga só de pensar em segurar. É tão frágil! Incrível é que quando chego em uma maternidade as mães vão logo colocando os pequeninos em meus braços. Desta vez, não foi diferente, quando vi o pequeno Jonas já estava em meus braços. 




Presta atenção nesta foto: estou toda torta, tensa, rindo para não chorar. O bebe não ficou nem 1 minuto em meu colo. Logo comecei a suar, fico quente e desesperada para devolver o pimpolho a sua mãe. Preciso superar isso!

Falando sobre a maternidade, devo admitir que não gostei do que vi. O quarto que minha amiga estava era coletivo, para ficar em um quarto privado é preciso pagar 300 dólares por dia e existe uma fila. O quarto coletivo é dividido com mais 3 mães. Aqui em Toronto, quando a criança nasce fica com a mãe o tempo inteiro, agora imagina... 4 mães, 4 bebes, 1 quarto e 1 banheiro.

Minha amiga conseguiu um quarto privado no segundo dia de internação. Nada muito sofisticado, tinha até uma cadeira rasgada no assento. Se quiser assistir TV, tem que pagar. Vc aluga apenas o quarto, o restante que vc quiser incluir, tem que pagar a parte. Sei lá, é um ambiente muito frio, diferente de todas as maternidades que já visitei

Tudo a respeito da internação foi dito pela minha amiga, não chequei nenhuma fonte segura, portanto, pode ser que alguma informação esteja equivocada. Qualquer informação que possa ajudar, inclua nos comentários que coloco no post. 

Bjos e abraços
Rafa



sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Pic

Ontem, durante o pequeno temporal. O dia ficou cinza, branco, sem cor... Ainda bem que eu já estava em casa. 




Bjos e abraços
Rafa

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Wonderland - O retorno

Já comentei aqui que fomos ao Wonderland, certo? Pois bem, voltamos ao parque e temos novas dicas. Desta vez achamos melhor deixar a câmera fotográfica em casa, então não tenho registros. Mas vamos ao que interessa. 

Ônibus 
Na primeira vez que fomos ao parque pegamos um metro até York Mills e de lá pegamos um ônibus (TTC) que vai até o Wonderland. Este percurso é todo dentro da cidade, parando de ponto em ponto. Leva cerca de 1h e cansa bastante, na volta é pior ainda, junta o cansaço com o 'pinga-pinga'. Além do que, é preciso pagar 'extra fare' no valor de $3,25 ou um token + 25 cents além da tarifa que vc pagou ao entrar no ônibus em York Mills. 

Na segunda vez resolvemos ir de Go bus. Esta sim foi uma escolha assertiva! Na estação York Mills, no mesmo lugar que vc pegaria o TTC vc compra os tickets de ida e volta, não me recordo o valor exato, mas é algo em torno de $8 por pessoa, os dois trechos. Este ônibus vai pela rodovia, é muito mais rápido e confortável que o TTC. Leva apenas 30 minutos. Do York Mills ele passa no Yorkdale, mas isso, se o onibus não estiver lotado. Na volta ele para primeiro em Yorkdale e segue para York Mills. 

Go bus é mais rápido e mais confortável que o TTC e a diferença de preço é bem pequena. 

Alimentação
É proibido entrar com bebidas e alimentos. É muito comum ver as família, no estacionamento, fazendo churrasco e picnic. Acho até que tem uns pais que ficam lá fora enquanto os filhos se divertem. Existem várias opções de alimentação e como em todo parque de diversões o valor é sempre mais salgado do que o normal. Entre as milhares de coisas que comi naquele lugar, recomendo o 'funnel cake', mas não seja guloso como eu fui e pedi o mais completo que tinha e mal comi, devorei o coitado, resultado, passei mal... rs. E o Valter falava: "Rafaela, to vendo que vc vai vomitar no ônibus." Não cheguei a tanto, mas acho que nem tão cedo vou misturar tanta porcaria. 



Rock Band
Tem um espaço no parque, com um palco e arquibancada no estilo teatro romano.Na primeira vez que fomos, estava garoando, então decidimos sentar lá um pouco para ver a galera jogando Rock Band. Ficamos lá um bom tempo, é divertido assistir o povo 'tocando' os instrumentos.

Passados alguns minutos, mudaram o cenário e percebemos que entre as pessoas que estavam jogando, tres foram escolhidas. Continuamos atentos para ver o que aconteceria. Eis que começa a performance ao vivo do Rock Band. É super divertido, eles cantam ao vivo, dançam e os escolhidos ficam tocando as músicas. 

Achei muito legal e recomendo. 

Tíquetes
Compramos um tíquete que nos dava direito de retorno. Existem várias opções e sem contar que é possível encontrar cupons de desconto na internet. Já está a venda o Season Pass para 2011 e ainda dá direto a ir uma vez em 2010. O preço do Season Pass é praticamente o mesmo do general admission. Confira aqui.

Biquíni 
Bom, por Toronto ser multicultural vc encontra de tudo o tempo inteiro. No parque aquático tinham mulheres de calça jeans (oi?) é isso mesmo! Não existe muita regra, mas percebi que roupa de menos os assusta tanto qto nos assusta imaginar uma mulher de calça jeans descendo no toboágua. Portanto fica a dica, sunga, jamais! Tenho um biquíni que eu trouxe do Brasil, ele é bem maior que os convencionais e para completar é um número maior que o meu. Fui para o Wonderland, feliz e contente. Sabe que não sou do tipo que me incomodo com o povo reparando em mim, fiz de conta que nada estava acontecendo, mas estava.... hehehehe, vários pares de olhos estavam julgando a minha pseudo bunda de fora. O engraçadinho do Valter se divertia com isso e eu não estava nem ai. "Nem ai", mas no dia seguinte fui comprar o meu biquinão, agora não corro o risco de ficarem de olho em mim. Confesso que é beeeem esquisito, mas vou superar :) 

Estas são as dicas que eu lembrei, quem puder, inclua nos comentários as suas dicas que incluo no post. 

9580 Jane Street
Vaughan, Ontario, Canada
L6A 1S6