quinta-feira, 27 de maio de 2010

Quatro cidades canadenses entre as 25 melhores do mundo



Toronto está entre as 25 melhores cidades do mundo em qualidade de vida, de acordo com a consultoria Mercer. Junto com Toronto, outras tres cidades canadenses como Vancouver, Montreal e Ottawa.


Abaixo segue texto que retirei do Oi Toronto, escrito por Christian Pedersen:


A Mercer, líder global em serviços de consultoria, outsourcing e investimentos, realiza o estudo anual “Worldwide Quality of Living Survey” para ajudar governos e empresas multinacionais a compensarem seus funcionários em missões internacionais. A capital austríaca, Viena, lidera oranking pelo 2º ano consecutivo.

Os rankings são baseados em um índice de pontuação, através do qual as cidades são classificadas tendo Nova Iorque como cidade-base, que possui um índice total igual a 100. A base de dados da Mercer inclui mais de 420 cidades. Para a elaboração deste estudo, foram consideradas 221 cidades, contra as 215 cidades de anos interiores, o que inviabiliza que os resultados sejam interpretados de forma comparativa, excetuando as 25 primeiras posições.
Vancouver é a cidade canadense que alcançou a maior posição, 4º lugar, ficando empatada com Aukland, na Nova Zelândia. A capital Ottawa ficou em 14º, Toronto em 16º e Montreal, em 21º. Nenhuma cidade dos Estados Unidos ficou entre as 25 melhores do mundo. Honolulu, no Havaí, foi a cidade americana que chegou mais alto, em 31º lugar. As europeias continuam a ser a maioria nos 25 lugares de topo, ocupando 16 posições. O Canadá tem quatro cidades entre as 25 melhores, a Austrália, três, e a Nova Zelândia, duas. O Brasil tem três cidades no ranking, com Brasília em 104º lugar, Rio de Janeiro em 116º e São Paulo em 117º lugar. Bagdá, no Iraque, ficou na última posição da lista.
Cada cidade que integra o estudo é avaliada de acordo com 39 critérios, incluindo fatores políticos, sociais, econômicos e ambientais, segurança pessoal e saúde, educação, transporte e outros serviços públicos.
Pela primeira vez, o estudo anual classificou também as cidades segundo um “eco-ranking”, baseado em critérios como a disponibilidade e potabilidade da água, coleta de lixo, sistema de esgoto, poluição do ar e congestionamento rodoviário. A canadense Calgary ocupa o 1º lugar desteranking de 221 cidades, seguida por Honolulu, Ottawa e Helsinque, na Finlândia. Montreal aparece em 13º, Vancouver em 14º e Toronto em 39º. O último lugar da tabela é ocupado pela capital haitiana Port-au-Prince.
Bjos e abraços
Rafa

Um comentário:

  1. muito interessante essa pesquisa. eu já havia pensado na possibilidade de ir para Toronto e Ottawa...
    tudo de bom.
    abraço;
    Catherine

    ResponderExcluir