quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Hóquei

A convite da chefe do Valter fomos assistir um jogo de hóquei. Fiquei super feliz qdo ele me avisou, afinal é o esporte favorito dos canadenses e só assisti os jogos das Olimpíadas de Inverno, fora isso, nunca tinha visto um jogo. Lembro que na época, os comentaristas brasileiros diziam que os times fizeram um acordo de cavalheiros para que não acontecessem brigas durante as Olimpíadas, e assim foi.



Claro que eu já tinha ouvido falar das brigas e já vi um monte de jogadores desdentados, mas não sabia como isso funcionava “na prática”.

O jogo era do Giants contra Blazers. Não faço idéia do que seja, mas sei que tínhamos que torcer pelo Giants. Até onde eu entendi, eles são o que chamamos no futebol de juniores. Meninos que literalmente dão o sangue esperando que um olheiro os encontre e tenham a oportunidade de jogar como profissionais.


O jogo é dividido em três tempos e quando empata, tem prorrogação, se não mudar o marcador, tem uma espécie de pênalti, só o atacante e o goleiro. Quem marcar, ganha! É emocionante, várias jogadas inteligentes e muito rápidas, sem contar na eficiência dos goleiros. Fiquei impressionada com a quantidade de crianças que tinham no estádio e eles vibram o tempo inteiro. Atrás de mim, um garoto de uns 5 ou 6 anos narrava o jogo, era tanta emoção que fiquei surpresa. Ele falava: “Come on, come on...”, “Look that”, “Did you see? Did you see?” e quando eles se batiam contra o vidro as crianças iam a loucura, chegavam bem pertinho e as vezes eu ouvia: “Fight, fight, fight.”


Quando vi e ouvi as batidas comentei com o Valter que se a minha irmã, a Vanessa, estivesse lá, estaria chorando e pedindo para parar o jogo... Rs, é muito a cara dela fazer isso.

A chefe do Valter sentou ao nosso lado, o filho dela, de sete anos, ia jogar no intervalo e ela estava toda ansiosa. Para mim, aquilo era um jogo familiar, com tanta criança reunida, ainda mais quando o Valter comentou com ela como era engraçado ver a criançada vibrando com os jogadores se “atropelando e batendo ” no vidro, e ela respondeu: “Pois é, as mães que não gostam muito.”

Estava ainda no primeiro tempo, eu filmava uma jogada quando de repente dois jogadores se estranharam, jogaram os tacos, tiraram as luvas e capacetes. Todos vibravam, os dois começaram a cair na porrada. Silêncio no ginásio! Não sei o que deu em mim, comecei a apontar e falava para o Valter: “Eles estão brigando, eles estão se batendo, tem que parar...” e ele respondeu: “Isso é hóquei, é assim mesmo.” Enquanto os olhinhos das crianças brilhavam de satisfação o meu encharcava e escorria em lágrimas. Surtei. Comecei a chorar de soluçar, tampei a boca pq fazia barulho. Eles trocavam socos e os dois juízes apenas olhavam, com as mãos para trás, nada faziam. Aqueles segundos duraram uma eternidade para mim. Eu não consigo aceitar que um esporte permita isso. Ir assistir luta livre ou vale tudo é uma coisa, mas o jogo de hóquei é tão emocionante, pq a briga? Acho que fiquei com a frase da chefe na cabeça, “As mães que não gostam muito” e certamente eu não gostaria de ver a cena do meu filho batendo ou apanhando em uma quadra até sangrar, estes jogadores tem mais ou menos seus 16 / 18 anos.

Engoli o choro, as crianças me olhavam como seu eu fosse um extraterrestre. E criança não disfarça, elas te encaram. Minha vontade era ir embora, não achei nenhuma graça a tal pancadaria. Passei o resto do tempo colada na cadeira completamente tensa e rezando para não sair mais briga. O Valter, coitado, como ele disse: “Vergonha alheia da mim mesmo!!” Hahahaha, a chefe dele deve ter me achado louca e eu que achei que minha irmã que teria esta reação...

Depois que o filho da chefe jogou, o avô olhou para o garoto de sete anos, sem o dente de leite da frente e disse: “Sem esse dente, agora sim vc é um jogador de hóquei.”

No dia seguinte, qdo o Valter chegou no trabalho, os colegas estavam curiosos para saber como tinha sido e o bonitão contou para todo mundo que a esposa dele chorou quando saiu a briga. Risos por todos os lados e ainda disseram que esta é a parte mais legal do jogo.

Enfim, na mesma semana, na sexta-feira ganhamos mais convites, desta vez mais perto ainda. No primeiro jogo ficamos na oitava fileira, atrás do gol e neste, ficamos na sexta fileira. Sensacional, era possível ver todos os lances de pertinho.

Qdo chegamos, uma colega de trabalho do Valter me olhou e ao invés de falar “Oi, tudo bem?” ela disse: “Hoje vc não vai chorar, certo?” Que vergonha, claro que respondi que não choraria!

O jogo desta vez era do Giants contra Spokane Chiefs, um time americano. O jogo estava bem mais disputado do que o de quarta-feira e por isso, mais emocionante. Logo no primeiro tempo o Giants marcou e derepente vi a cena mais legal do planeta. Centenas de ursinhos começaram a voar em direção a quadra. Tinham quase 15 mil pessoas no ginásio e tenho plena certeza que deveriam ter cerca de 15 mil ursinhos sendo arremessados. Fiquei congelada ao ver a cena! Lindo demais. Depois soubemos que as pelúcias serão doadas a instituições de caridade no Natal.







O jogo parou por pelo menos uns 10 minutos para que todos aqueles ursos pudessem ser retirados da quadra e o jogo começar novamente. É claro, rolou uma briga. Cobri o rosto, já que não ia chorar na frente de todos os colegas de trabalho do Valter. O olho encheu de lágrima, mas não chorei!! Eeeee... O jogo se manteve equilibrado, mas este time era bom. Eles atacavam mais, porém o Giants finalizava melhor. Eis que saiu mais uma briga, nem liguei! Acho que superei o trauma da primeira, depois deste intensivão de hóquei.

O jogo foi para prorrogação e depois para o “mano a mano” entre goleiro e atacante. O time americano levou a melhor, mas desta vez a diversão foi garantida.

De qualquer forma, devo confessar que é difícil aceitar que se chame de esporte um jogo que permite que a pessoa perca a razão e parta para a porrada. Se tudo se resolvesse com socos e pontapés...

Bjos e abraços
Rafa

Um comentário:

  1. Eu também fiquei chocada no meu primeiro jogo de hóquei - a briga começou aos 6 segundos de jogo e todos os jogadores se envolveram.

    Mas, a regra é clara, é permitido e pronto. Acho que é um jeito do pessoal extravazar a testosterona acumulada do inverno ;-)

    ResponderExcluir