segunda-feira, 31 de maio de 2010

Encomenda



A mãe de um amigo veio para Toronto passar uns dias e aproveitei a vinda dela para pedir para a minha mãe me mandar algumas coisinhas. Recebi uma caixa, que supostamente teria uma panela de pressão. Eis que quando abri a caixa tinha muita coisa legal. Como sempre (desde os tempos de Austrália) minha mãe capricha muito bem nas encomendas que envia. 


Não sei como coube tanta coisa, mas isso faz parte da mágica que só a minha mãe sabe fazer... rs


Adorei tudo o que recebi, coisas simples, mas feitas com muito carinho - é isso o que realmente importa. Já estreei a panela de pressão, no final de semana teremos feijão e carne de panela!!


Bjos e abraços
Rafa

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Quatro cidades canadenses entre as 25 melhores do mundo



Toronto está entre as 25 melhores cidades do mundo em qualidade de vida, de acordo com a consultoria Mercer. Junto com Toronto, outras tres cidades canadenses como Vancouver, Montreal e Ottawa.


Abaixo segue texto que retirei do Oi Toronto, escrito por Christian Pedersen:


A Mercer, líder global em serviços de consultoria, outsourcing e investimentos, realiza o estudo anual “Worldwide Quality of Living Survey” para ajudar governos e empresas multinacionais a compensarem seus funcionários em missões internacionais. A capital austríaca, Viena, lidera oranking pelo 2º ano consecutivo.

Os rankings são baseados em um índice de pontuação, através do qual as cidades são classificadas tendo Nova Iorque como cidade-base, que possui um índice total igual a 100. A base de dados da Mercer inclui mais de 420 cidades. Para a elaboração deste estudo, foram consideradas 221 cidades, contra as 215 cidades de anos interiores, o que inviabiliza que os resultados sejam interpretados de forma comparativa, excetuando as 25 primeiras posições.
Vancouver é a cidade canadense que alcançou a maior posição, 4º lugar, ficando empatada com Aukland, na Nova Zelândia. A capital Ottawa ficou em 14º, Toronto em 16º e Montreal, em 21º. Nenhuma cidade dos Estados Unidos ficou entre as 25 melhores do mundo. Honolulu, no Havaí, foi a cidade americana que chegou mais alto, em 31º lugar. As europeias continuam a ser a maioria nos 25 lugares de topo, ocupando 16 posições. O Canadá tem quatro cidades entre as 25 melhores, a Austrália, três, e a Nova Zelândia, duas. O Brasil tem três cidades no ranking, com Brasília em 104º lugar, Rio de Janeiro em 116º e São Paulo em 117º lugar. Bagdá, no Iraque, ficou na última posição da lista.
Cada cidade que integra o estudo é avaliada de acordo com 39 critérios, incluindo fatores políticos, sociais, econômicos e ambientais, segurança pessoal e saúde, educação, transporte e outros serviços públicos.
Pela primeira vez, o estudo anual classificou também as cidades segundo um “eco-ranking”, baseado em critérios como a disponibilidade e potabilidade da água, coleta de lixo, sistema de esgoto, poluição do ar e congestionamento rodoviário. A canadense Calgary ocupa o 1º lugar desteranking de 221 cidades, seguida por Honolulu, Ottawa e Helsinque, na Finlândia. Montreal aparece em 13º, Vancouver em 14º e Toronto em 39º. O último lugar da tabela é ocupado pela capital haitiana Port-au-Prince.
Bjos e abraços
Rafa

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Food Network

Semana passada resolvi mudar de curso, pois o que eu estava fazendo estava mais para perda de tempo do que para aprendizado. Um colega marroquino me indicou outro local, me matriculei, mas resolvi que me daria uma semana de férias. 


A princípio achei ótimo, passado o primeiro dia eu já estava arrependida. Férias para que? Mal comecei a estudar! 


Bom, eu precisava arrumar alguma coisa interessante para fazer, por que eu já estava começando a trocar as portas de lugar, desmontar móveis, desparafusar a TV... tudo isso por pura falta do que fazer! 


Eis que eu encontrei um canal na TV que me consumiu durante esta semana, mais até do que eu gostaria, afinal eu não queria deixar a TV nem para ver o sol na rua. 




Estou viciada no Food Network é um canal que passa receitas o dia inteiro. Diferente destes programas de culinária do Brasil, este é feito por chefs de cozinha, com comidas requintadas ou simples, mas de alta qualidade. 


Todos os dias o Valter chega em casa e diz: "Por acaso o botão da TV travou neste canal?" Pior é que travou... rs, as vezes mudo para assistir minhas séries preferidas, mas durante os intervalos volto para o Food Network.


A parte legal é que estou aprendendo o que são alguns produtos e como encontrá-los no supermercado.  Sem contar que com o Youtube e Google dá para saber quem são os substitutos de alguns produtos. 


Depois de conhecer o Food Networks voltei a fazer o meu caderninho de receitas, assim que eu for provando as delícias passo as dicas para voces. 


Bjos e abraços
Rafa

terça-feira, 25 de maio de 2010

Aproveitando os dias de sol

Cada dia que passa a temperatura está mais alta e os dias mais bonitos. O sol se esconde depois das 21h, com isso os dias são longos e dá para aproveitar cada raio de sol. Quando a gente se dá conta, já está na hora de dormir. Como aqui não tem o jornal Nacional, as vezes nos perdemos no horário, rs.


Este final de semana fizemos vários passeios por lugares que sempre passamos, mas que não prestamos a devida atenção. Caminhamos pelo lado da rua que não costumamos andar, fizemos trajetos a pé ao invés de pegar o metro, prestamos mais atenção nos detalhes e descobrimos muitas coisas novas. 


Foi um final de semana diferente e a mesmo tempo igual, por que fizemos as mesmas coisas, de forma diferente. 


Atendendo a pedidos, abaixo seguem algumas fotinhos do Harbour Front. 










Bjos e abraços
Rafa

segunda-feira, 24 de maio de 2010

E ele veio...

Fim de feriado, eu já de pijama, quando o alarme de incêndio toca. O Valter ligou para o concierge para perguntar o que estava acontecendo, afinal eu não estava cozinhando. O educado moço, com delicadeza disse que ia checar se estava pegando fogo no prédio, simples assim. Ele não retornou, subentendi que ele tinha virado churrasco. O Valter ouviu um barulho e saiu na porta, era o vizinho que colocou seus gatinhos dentro da caixa e desceu feito um raio. O Valter tbém desceu e disse que ia ver o que estava acontecendo e me ligava.


O alarme começou a tocar com outro som, tão ensurdecedor quanto o primeiro, então o Valter ligou e eu desci, nove lances de escada, de camisola. Na hora pensei: meu Deus por que não fizemos o seguro. Fiquei com vontade de colocar a TV embaixo de um braço, o sofá no outro e descer, mas só deu tempo de pegar a bolsa.


Quando cheguei na rua tinham dois super caminhões na porta do prédio e vários bombeiros. Por um momento fiquei feliz em saber que eu não tinha causado isso, depois fiquei um pouco apreensiva, torcendo para que nada tivesse acontecido. 


Fiz a foto com o celular, ficou ruim, mas eu precisava registrar para colocar aqui


E realmente, nada aconteceu. Não tinha fogo, mesmo assim o elevador ainda não estava funcionando. Mais nove lances de escada, desta vez, para subir!


Quando voltamos ao sofá o alarme tocou novamente. Um olhou para o outro e pensamos: De novo não! Eis que o bombeiro começa a falar. Ele pediu desculpas pelo inconveniente e avisou que foi um alarme falso. Fiquei impressionada com tamanha educação e o melhor, o respeito pelos moradores, além disso o fato do bombeiro se dar ao trabalho de nos informar o que havia, ou não, acontecido! Ponto para os bombeiros. 


Bjos e abraços
Rafa

Victoria Day

Hoje é feriado aqui no Canadá, em comemoração ao dia de nascimento de uma das maiores Rainhas do Reino Unido. A Rainha Victoria! 

O Victoria Day é sempre comemorado na última segunda-feira, antes ou em 24 de maio. O feriado prolongado é também considerado uma marca informal do fim da temporada de inverno e início do verão.

Neste "long weekend", como dizem por aqui, as pessoas vão para suas casas de veraneio, montam suas piscinas, viajam ou simplesmente cuidam do jardim. 

A maioria dos bares já abriram seus pátios e estão com as mesas nas calçadas. Os canadenses costumam falar que este é o feriado "dois quatro" que é uma gíria que significa 24 cervejas e um dia extra para beber, ou se recuperar. 

As ruas de Toronto estão fervendo, ainda mais que de acordo com a meteorologia hoje a temperatura chegará aos 28 graus. Shorts, chinelo, sorvete e disposição é a fórmula para aproveitar o dia de hoje. 

Para celebrar o dia da Rainha haverão comemorações com queima de fogos de artifício por toda a cidade. A mais popular é a Ashbridge's Bay, às margens do Lake Ontario, às 9:30pm. 

Bjos e abraços
Rafa

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Voce sabia?

Pois é, eu não sabia que o tema oficial da Copa do Mundo 2010 é a de um artista canadense. K'naan nasceu na Somália, de lá foi para os Estados Unidos e mudou-se com sua família para Toronto. Dono da música "Wavin' Flag", escolhida pela FIFA como o hino da Copa do Mundo da África do Sul o rapper usou a mesma canção para a ajuda de instituições de caridade canadenses em apoio ao Haiti em um movimento que contou com o apoio de 75 artistas canadenses. 



Abaixo postei 3 vídeos, com versões diferentes.




Para ajudar o Haiti


Versão em espanhol



Acredito que o Brasil também terá a sua versão. 


Bjos e abraços
Rafa

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Lá vem o bombeiro!



Quem me conhece sabe o quanto eu gosto de cozinhar. Faço isso com muito prazer! Não sou uma expert em pratos requintados, mas gosto muito da cozinha. Mesmo não sendo uma super chef, também não sou tão ruim assim. Meus únicos deslizes aconteceram na casa da minha mãe, por não ser tão familiarizada com o fogão dela acabei ligando a boca errada e ao invés de acender a boca que estava a minha panela, acendi a toalha de mesa que estava em cima do fogão. Em segundos ela derreteu... Fora isso, na semana anterior a nossa viagem, desci para esquentar o jantar para o meu pai e para o Valter e sai na garagem para ficar palpitando na baliza alheia, subi e deitei na cama da minha mãe para ver TV, quando ela olha para mim e diz: tem alguma coisa no fogão? E claro que tinha! Coloquei fogo na panela e no jantar dos dois.

Enfim, mas nada disso aconteceu por aqui. Em 2007, morávamos em um basement aqui em Toronto e pelo fato de ser embaixo da terra não tinha muita ventilação, por conta da falta de janelas. Certo dia, fui secar meus cabelos com a porta do banheiro fechada, quando sai, junto comigo saiu todo o vapor do banho e a fumaça do secador. Adivinhem??? O alarme de incêndio acionou. Um barulho ensurdecedor soou por alguns segundos e logo parou, pensei, não foi nada. Sentei na mesa para comer a minha salada quando batem na porta.

Eis que surge um cara que parecia ter saiu de dentro de um filme. Um bombeiro totalmente equipado, com capacete, luvas, balão de oxigenio, roupa gigante, casaco e tudo mais que vc imaginar. Ele perguntou: Esta tudo bem? Respondi que sim, apenas estava secando meus cabelos. Então ele pediu para entrar e foi olhar toda a casa. Quando percebeu que não tinha nada, pediu desculpas, agradeceu e foi embora.

Nunca senti tanta vergonha na vida! Um caminhão dos bombeiros na nossa porta, só pq eu sequei o cabelo.

Certa vez, no Brasil, eu e a Cacau estávamos indo dormir quando sentimos um forte cheiro de combustível. Era realmente forte, a ponto de incomodar. Como existe um posto de gasolina próximo a casa da minha mãe, achamos conveniente ligar para o bombeiro, que fica há 1 km de casa. Foi muito complexo, vcs não tem idéia o quanto. A Cacau ficou muito tempo com a atendente na linha e ela queria nosso endereço para mandar o caminhão la. Nos duas, de camisola, de madrugada para receber bombeiros? Que parte ela não entendeu que o cheiro de combustível vinha do posto e não da nossa casa? Pelo tempo que levamos no telefone o quarteirão inteiro já teria explodido.

Pelamordedeus, nada contra o serviço dos bombeiros no Brasil, pelo contrario admiro demais o trabalho prestado por eles, apenas a diferença de que um vc nem precisa chamar e o outro vc tem que implorar. Aqui por exemplo, foi um desperdicio de tempo! Mas nao quero abrir esse tipo de debate!

Contei tudo isso para chegar a história mais recente.

Mudamos para a casa nova e eu estava louca para usar o fogão que é novinho! Eu estava me sentindo a Ana Maria Braga quando de repente o ensurdecedor barulho começa a soar. Pensei: não pode ser verdade! Não tem toalha pegando fogo, não tem secador, não tem combustível... que raios está acontecendo? Ao mesmo tempo eu rezava e dizia: Bombeiro não vem, bombeiro não vem... mais um mico não!! rs. O barulho parou e o bombeiro não veio. Ufa! Percebi que o sensor de incêndio é realmente sensível e agora tomarei muito, mas muito cuidado.

Depois de alguns minutos um alarme começa a soar dentro de casa, não parecia o mesmo que havia soado antes. Olhei para o Valter e disse: O que esta acontecendo agora? Não tem nada pegando fogo! Imaginei que eu estava proibida de pensar dentro do ape, pq se sair uma mísera fumaça o bombeiro bate na porta.

O Valter calçou os sapatos, colocou o casaco e foi ate o térreo descobrir o que estava acontecendo. Como o prédio é novo eles ainda estão fazendo testes com os alarmes e eles sofrem oscilações. Simples assim!

Ufa, mais uma vez!

Bjos e abraços
Rafa

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Toronto Pest Calendar

Encontrei esta ilustração na internet e achei super bem humorada. Adorei! (A ilustração, não as pestes), rs. 


Bjos e abraços
Rafa

domingo, 16 de maio de 2010

Community Centre

Em frente a nossa casa tem um Centro Comunitário e uma biblioteca. São novinhos, recém inaugurados! Pelos vidros conseguimos ver as crianças e adolescentes nas quadras de basquete e mesas de ping-pong, na academia todas as idades. O espaço é muito legal e o pessoal realmente aproveita todos os benefícios oferecidos. Tem até ponto de internet para plugar o laptop.


Há uns dias fui até lá para fazer a carteirinha da biblioteca. Fiquei meio desconfortável com um fulano que estava guardando os livros na prateleira e não parava de bisbilhotar a minha vida. Se fosse no Brasil eu saberia muito bem como cortá-o, mas aqui fiquei sem jeito e acabei indo embora sem ao menos pegar o livro que eu queria. Depois fiquei sem vontade de voltar lá.


Semana passada o Valter passou lá para perguntar como funcionava o tal do Centro Comunitário e descobrimos que podemos fazer as atividades físicas de graça. Não é o máximo? Tres vezes por semana a academia tem horários específicos para a mulherada. Basta colocar a roupitcha, o tenis e a disposição de ir até lá malhar.


Já fui esta semana e até fiz até umas amiguinhas que me convidaram para fazer aula de salsa. Gostei e recomendo!


Bjos e abraços
Rafa

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Da nossa janela

Resolvi registrar vista da nossa varanda durante o dia e durante a noite. Para a nossa sorte, a unidade que escolhemos não tem prédios na frente, então temos uma vista legal tanto para frente, quanto para os lados. 


 










Bjos e abraços
Rafa

quarta-feira, 12 de maio de 2010

O evento - Brazilian Carnival Ball

Sábado pela manhã tivemos o último ensaio geral, sem fantasias, mas com os carros alegóricos. Os carros usados neste desfile são pequenos, pois mesmo sendo um grande evento, não comportaria uma escola de samba de verdade. É apenas um pedacinho do carnaval brasileiro.

O evento, para os convidados, começou às 6pm. A decoração teve como tema a floresta Amazonica e ficou linda, muito cheia de cores e brilhos.

Os convidados usavam black-tie, muita elegancia para qualquer lugar que se olhasse. Para minha surpresa, não são apenas canadenses que frequentam esta festa, pelo contrário, diversas mesas estavam compostas por brasileiros.

Foram cantados os hinos nacionais do Brasil e Canadá, a Luiza Brunet estava lá como rainha do evento, ao lado da Miss Brasil Mundo, Miss Brasil America, Mister Brasil e a Miss México (não me perguntem o que ela estava fazendo lá, pq eu não sei, rs!)

Abro um parenteses para falar da Luiza Brunet, além de linda a mulher é extremamente simpática. Virei fã!


Tiete!

Tinham várias misses vindas do Brasil e a Miss Canada Internacional tbém estava entre as modelos.

Primeiro teve o desfile de moda, seguido da passagem das alegorias e depois todos os integrantes sairam de mesa em mesa chamando os convidados para dançar na passarela. A festa terminou com um divertido trenzinho!

O evento ocorreu de acordo com o planejado, sem imprevistos. A festa foi linda!

Era engraçado ver os olhinhos dos gringos para a mulherada nua e semi-nua sambando!

Valeu, e muito, a experiencia. Ano que vem, espero estar lá de novo.

Tirei muuuuitas fotos, vou colocar algumas aqui:




Na entrada do evento, Carmem Miranda.


Detalhes da decoração








O desfile de moda


Making of


Making of


Modelo brasileira pintando o corpo

Olhem a miss Canadá


O Avatar tbém estava lá


O desfile da Grande Rio












Ala coreografada











E não é que o Obama veio? Yes, we can!


O coração da escola: A bateria!

Milton Cunha, ícone do carnaval carioca.


Globeleza e Milton Cunha

Bjos e abraços
Rafa

sexta-feira, 7 de maio de 2010

O trabalho - Brazilian Carnival Ball

São apenas 5 dias de trabalho, mas bem pesado! Minha função, junto com duas outras brasileiras, consiste em cuidar das modelos canadenses que estarão no meio da brasileirada. Terá o desfile do estilista mineiro Victor Dzenk, com o tema Amazônia. Depois elas entrarão com as alegorias e por fim, eles chamam de animação, quando elas tiram todas as penas e ficam apenas sambando (ou tentando). 


Serão cerca de 70 brasileiros das escolas de samba Mangueira e Grande Rio. Além de toda esta galera, vieram caixas gigantes com fantasias de destaques e peças de carros alegóricos. Simplesmente inacreditável ver todo esse "Brasil" dentro de um salão convenções. 


Provamos as fantasias nas modelos e ensaiamos um pouco do samba e ginga brasileira... rs, pode rir... foi engraçado mesmo! Elas são muito desengonçadas e sem nenhum gingado. E ainda disseram que escolheram meninas que fossem menos aguadas para se misturarem as brasileiras. Impossível não notá-las! 


Entre as modelos escolhidas está a que tirou segundo lugar no Miss Canada e algumas aspirantes ao título. Algumas delas são realmente muito bonitas. 


As fantasias são espetaculares. Muito luxo, glamour, pedrarias e brilho. Elas usarão as mesmas roupas que as famosas usaram na Sapucaí, como Fernanda Lima, Ana Hickmann e Paola de Oliveira. 


É engraçado ouvir o pessoal do figurino gritar: "Traz a Ana Hickmann" ou "A Paola não serviu" ou "A cabeça da Fernanda Lima precisa de ajuste". 


O ritmo é acelerado, como qualquer outro evento, mas a experiência está sendo super bacana. 


Bjos e abraços
Rafa

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Brazilian Carnival Ball




Semana passada me candidatei para trabalhar no Brazilian Carnival Ball. Eis que fui chamada! Eu não tinha idéia da dimensão e importancia deste evento, quando descobri fiquei mais contente ainda em fazer parte. 

O evento é o maior baile de gala de carnaval do mundo e acreditem, acontece aqui em Toronto. É um baile beneficente que começou há 43 anos no porão de uma igreja portuguesa, ganhou tanto prestígio que hoje reúne mais de duas mil pessoas e tornou-se o evento com recorde em contribuição e patrocínio.

O baile se classifica entre os maiores galas beneficentes do mundo, a mais importante do calendário oficial canadense e o maior baile anual de carnaval brasileiro do planeta.

Todo o ano o evento conta com a participação de ilustres celebridades. Ano passado que esteve aqui foi o Príncipe Andrew, membro da família Real Britânica. 

Agora pasmem, a mesa mais barata custa a bagatela de 15 mil dólares, sim QUINZE MIL DÓLARES pela mesa mais barata e a mais cara pode chegar a 500 mil dólares, aham... meio milhão! 

A cada ano o Brazilian Ball escolhe um beneficiário brasileiro e um canadense e o valor arrecadado é doado para obras nas áreas de cultura, saúde, pesquisa científica e assistência social.

Vejam o vídeo abaixo para entenderem melhor sobre a festa! 


Video Oficial Brazilian Ball 2009 Toronto from Aldo Grisi on Vimeo.

Bjos e abraços
Rafa

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Um lindo dia de sol

Desde o final de semana a temperatura tem sido bem agradavel, chegando aos 23 graus. Minhas Havaianas tiveram a oportunidade de conhecerem a rua pela primeira vez, quando me acompanhou ao supermercado. Os trens do metro e os onibus ja estao ligando o ar condicionado ao inves do aquecedor.

Para aproveitar o lindo dia, o Valter foi passear de patins e descobriu alguns parques aqui perto, ate mesmo um cemiterio.




















Bjos e abraços
Rafa